Dia da Saúde e Nutrição - 31 de Março

OMS alerta para aumento da depressão pelo mundo


"Vida saudável é o remédio mais indicado." 


Segundo médicos, doença vai gerar epidemia silenciosa. É o grande mal do momento e vai piorar em 20 anos.


Comunicação instantânea, negócios fechados na velocidade da luz, a vida digitalizada. O cérebro é cada vez mais exigido, e está mais cansado. Mundo moderno, doenças modernizadas também. A mais comum é a depressão, que segundo a Organização Mundial da Saúde é o grande mal do momento, já atinge meio bilhão de pessoas.

Será pior ainda em 20 anos. Os médicos da área de saúde mental - que se reuniram recentemente em um congresso mundial na Grécia - afirmam que a depressão vai gerar uma epidemia silenciosa porque enquanto outras doenças estão sendo combatidas, a depressão só tem aumentado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença geralmente começa na adolescência, na idade escolar. A situação é mais grave nos países em desenvolvimento, que investem menos na saúde mental.

A conclusão final é que a depressão prejudica a economia dos países, pois faz baixar o rendimento dos trabalhadores e provoca aumento dos gastos com tratamento e reposição de empregados. A Organização Mundial da Saúde recomenda que os governos priorizem com urgência o combate a doenças mentais.

Veículo: Rede Globo
Seção: Bom Dia Brasil
Data: 11/09/2009
Estado: Nacional


Nenhum comentário

Ânderson Pará 10. Tecnologia do Blogger.