Dia de Vacinação Contra o HPV - Rio Bonito / RJ

Sábado é dia de vacinar os adolescentes contra o HPV



A prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Saúde, vai intensificar a campanha de vacinação contra a HPV para adolescentes neste sábado, dia 1° de julho,
Locais:
No Ambulatório Municipal Loyola, na Mangueirinha, e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Parque Andrea,
Horário :  Das 8 às 17 horas. 

Nas outras unidades de ESF a intensificação será feita durante a semana até o dia 21/07. 
A imunização, que desde 2014 era destinada para as meninas de 9 a 14 anos, foi ampliada também para meninos de 11 a 14 anos. A medida tem o objetivo de aumentar a cobertura da vacina em adolescentes do sexo masculino.
Os jovens que estão nessa faixa etária precisam tomar duas doses da vacina quadrivalente, com um intervalo de seis meses entre as doses, para ficarem protegidos contra os quatro tipos mais comuns do vírus. A infecção está associada ao desenvolvimento de cânceres de pênis, garganta, ânus e colo do útero. A vacina é potencialmente mais eficaz para adolescentes vacinados antes do seu primeiro contato sexual, uma vez que a contaminação por HPV ocorre juntamente ao início da atividade sexual.
Sem efeito colateral – Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV é uma vacina segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Já é utilizada como estratégia de saúde pública em quase 100 países que realizaram a aplicação de mais de 175 milhões de doses desde 2006, sem registros de evidências que pudessem pôr em dúvida a segurança dessa imunização.

*Repassando 
Reportagem: Denilson Santos

Nenhum comentário

Ânderson Pará 10. Tecnologia do Blogger.